COLUNA DOIS TOQUES - ORLANDO GONZALEZ - 18/08

ORLANDO GONZALEZ


Secretaria de Esportes
O prefeito Roberto Pupin acertou ao colocar Maria Iracézia na Secretaria de Esportes e Lazer de Maringá, que inclusive já fez mudanças significativas. É claro que tem que trocar pessoas de certa experiência - que deveriam melhorar os centros esportivos -, por jovens, claro que qualificados tecnicamente, interessados em fortalecer o esporte de Maringá que, de fato, precisa de mais motivação. Digo no esporte considerado ´amador´. Aliás, é muito simples para se estabelecer mudanças positivas na Secretaria de Esportes. Basta a secretária Iraclézia se reunir com os técnicos, os grandes responsáveis pelo bom desempenho de Maringá em competições oficiais, e depois com funcionários – e a secretaria tem muitos bons funcionários e que entendem de esporte - para se tomar conhecimento de mudanças no setor, que seriam para o bem do esporte local. Mas pelas mudanças ocorridas recentemente nota 8 para a secretária, que está bem próxima de receber nota 10.

Agitar o esporte
Quando eu digo movimentar o esporte de Maringá não estou me referindo a receber competições nas praças esportivas, e apenas ficar observando os visitantes a conquistar as medalhas mais importantes, mas sim fazer com que nossos atletas façam parte e, com freqüência, das primeiras posições. Eu sei que isso leva tempo, mas algo nesse sentido já está sendo feito? E o que tem motivado nossos atletas a evoluírem em suas respectivas modalidades? Não estou me referindo às associações que garantem estudo, moradia e alimentação aos seus atletas, quero saber por parte da secretaria. Qual é a valorização da Secretaria de Esportes aos atletas de ponta da cidade? Qual é a valorização às equipes que conquistam vários títulos anualmente para o município? A secretária não tem condição de pensar em todas as situações, por isso existem os gerentes esportivos dentro da secretaria. Entendo que a secretária precisa melhorar a sua assessoria técnica.

Mudanças no futsal
Tenho informação que teremos novidades sobre o futsal de Maringá, mas como depende de reunião para definições, vamos aguardar...

Metropolitano decide
O Metropolitano Maringá realiza hoje a sua primeira partida na final do Campeonato Paranaense da Segunda Divisão, às 15h30, contra o Prudentópolis. Um empate no Estádio Newton Agibert já seria interessante para o time de Maringá, que dependeria, no mínimo, de novo empate em Maringá para ficar com o título da competição.

Rádio Ingamar
A Rádio Ingamar transmite o primeiro jogo da final. A jornada começa às 15h, com narração de Toni César e reportagens de Victor Hugo.

Jogos do Brasileiro
Partidas de hoje pelo Campeonato Brasileiro: Flamengo x São Paulo, Corinthians x Coritiba, Portuguesa x Botafogo, Ponte Preta x Goiás (16h), Bahia x Santos, Internacional x Atlético/MG e Atlético/PR x Criciúma (18h30).

Globo transmite
A RPC/Globo transmite hoje, às 16h, o jogo entre Corinthians x Coritiba pelo Campeonato Brasileiro.

Corinthians passa Ciagym
O Corinthians/Unip (SP) deu um passo importante para garantir a classificação na fase decisiva da Liga Futsal. Na sexta-feira, o Timão recebeu o Ciagym/Maringá, no Ginásio do Parque São Jorge, e saiu com a vitória por 2 a 0 no placar. Com os três pontos os paulistas abrem vantagem na liderança do Grupo B da competição nacional, chegando aos 9 pontos. O Ciagym/Maringá, vice líder, vem atrás com 5 pontos, enquanto Carlos Barbosa (RS) e Atlântico Apti UriErechim (RS) aparecem na parte de baixo, com 4 pontos e 1 ponto, respectivamente.

Dunga pode ser punido
A reclamação acintosa do técnico Dunga ao gandula da partida da última quinta-feira entre Botafogo e Internacional poderá custar caro ao treinador. A procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva solicitou na tarde da última sexta-feira a imagem do lance em que o técnico colorado aparece segurando o braço do gandula após uma reposição de bola.

Na Copa América
A Copa América de 2015 contará novamente com uma equipe de fora do continente americano. Em texto publicado pelo site da Conmebol, Eugenio Figueredo anunciou a participação do Japão no torneio que será realizado no Chile. Esta será a segunda participação dos nipônicos. Em 1999, o Japão participou da Copa América no Paraguai e terminou na última colocação do Grupo A, com duas derrotas e um empate.

Não deve jogar
Vetado do empate por 1 a 1 com o Atlético-PR na quinta-feira por conta de lombalgia, o atacante Luís Fabiano deve ser desfalque também hoje, em Brasília, diante do Flamengo. O camisa 9 do São Paulo ainda apresenta dores e, na sexta-feira, permaneceu em tratamento. Dada a inflamação na região lombar, ele mal consegue fazer movimentos laterais com o corpo.

Brasil vence Holanda
A Seleção Brasileira feminina de vôlei venceu mais uma na fase preliminar do Grand Prix 2013. À vontade em quadra, a equipe do técnico José Roberto Guimarães superou a Holanda, em Almaty, no Cazaquistão, por 3 sets a 0 e parciais de 25-15, 25-20 e 25-15.
O triunfo, o sétimo do Brasil em oito jogos na competição, levou a equipe à quarta posição na tabela, com 20 pontos, enquanto a Holanda é apenas a 12ª, com nove pontos. O próximo compromisso será hoje, no encerramento da primeira fase, contra o Cazaquistão, às 9h (de Brasília).
Mais informações www.radiomaringa.com.br



18/08/2013

Comentários