RÁDIO MARINGÁ - Maringá inicia voleibol com três vitórias nos Jogos Escolares do Paraná em Floraí

Três equipes de voleibol de Maringá, que participam do feminino Classe A (15 a 17 anos) e Classe B (12 a 14 anos) e masculino A venceram seus primeiros compromissos na fase regional dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs), em Floraí. Os jogos do voleibol acontecem na Escola Estadual Urbano Pedroni, e a primeira equipe maringaense a faturar o resultado positivo na primeira rodada foi do Colégio Cristão Integrado, que venceu o Colégio São Francisco de Assis, de Ivatuba, por dois sets a zero, no feminino B. As parciais foram de 25 a 5 e 25 a 13.

Também estiveram em quadra o time feminino A do Colégio Nobel, que superou o Colégio Arthur C. Silva, de Santa Fé, por dois sets a zero. A vitória ocorreu placar de 25 a 4 e 25 a 20. Depois, pelo masculino A, o Colégio Dom Bosco, de Maringá, fez o resultado positivo diante do Colégio Arthur C. Silva, de Santa Fé. O placar foi de dois a zero, com duplo 25 a 8.

As demais partidas da rodada, pelo feminino B, apresentaram a vitória da Escola Osvaldo Aranha, de Lobato, contra o Colégio Helena Kolody, de Sarandi, por dois sets a zero. Também venceram por dois sets a zero, o Colégio Serafim França, de Astorga, no jogo contra a Escola Princesa Izabel, de Paiçandu; o Colégio Felipe Bittencourt, de Marialva, no jogo contra o Colégio Monteiro Lobato, de Colorado.

Pelo feminino A, o Colégio José Luiz Gori, de Mandaguari, ´papou´ a vitória de dois a zero diante do Colégio São Francisco de Assis, de Ivatuba; e o Colégio Monteiro Lobato, de Colorado, fez dois sets a um no jogo contra o Colégio Rui Barbosa, de Lobato.

A última rodada da primeira rodada veio em partida do masculino A, entre o Colégio Monteiro Lobato, de Floresta, que enfrentou o Colégio Monteiro Lobato, de Colorado E a vitória ficou com a equipe de Floresta, por dois sets a um.



Futsal registra 122 gols em 22 jogos em Floraí

O futsal da fase regional dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs) em Floraí começou com média de 5,5 gols por jogo. Na primeira rodada, em 22 partidas realizadas no ginásio de esportes Urbano Pedroni e quadra coberta da Escola Honório Fagan, foram 122 gols anotados. A maior goleada da rodada ficou para o jogo do masculino da Classe B (12 a 14 anos), entre o Colégio Anjos Custódio, de Marialva e a Escola Osvaldo Aranha, de Lobato, que teve vitória do time marialvense por 12 a 0.

A abertura da modalidade também teve outros resultados expressivos, como no masculino A, com o resultado de 8 a 0 conquistado pelo Colégio José Luiz Gori, de Mandaguari, diante do Colégio Dom Pedro I, de Santo Inácio. O mesmo placar foi assegurado pela equipe feminina A do Colégio Tânia V. Ferreira, de Maringá, diante do Colégio Jardim Independência, de Sarandi.

O primeiro jogo do campeonato no Urbano Pedroni apresentou empata em dois gols entre os times do Colégio Estadual de Dr. Camargo e o Colégio Monteiro Lobato, de Floresta. Já a equipe do Colégio Vercindes G. dos Reis, de Paiçandu,  fez 6 a 0 diante do Colégio Denise Albuquerque, de Flórida. O Dom Pedro I, de Santo Inácio, não teve boa estreia, e perdeu de 8 a 0 para o Colégio José Luiz Gori, de Mandaguari. O Colégio Basílio Pertsew, de Ângulo, foi outro que não se deu bem na estreia Foi superado pelo Colégio Márcia Vaz Abreu, de São Jorge do Ivaí, por 2 a 0.

A sétima partida da primeira rodada no ginásio Urbano Pedroni apresentou igualdade em um gol entre as equipes do Colégio Marista, de Maringá, e o Colégio Olavo Bilac, de Itambé. Na sequência, o Colégio José F. Saldanha, de Munhoz de Mello, ganho de 5 a 3 do Colégio Humberto de Campos, de Atalaia. O Colégio Arthur C. Silva, de Santa Fe, fez 4 a 0 no jogo contra a escola Francisco J. Perioto, de Mandaguaçu. Na penúltima partida, o Colégio São Francisco de Assis, de Ivatuba, goleou o Colégio Urbano Pedroni, de Floraí, por 7 a 1. A última partida da primeira rodada no ginásio de esportes foi entre a Escola Honório Fagan, de Floraí, e Colégio Basílio Pertsew, de Ângulo, que teve vitória da equipe da casa por 2 a 1.

A Escola Honório Fagan também recebeu confrontos no futsal. Pelo masculino B foram sete jogos: a Escola Professor Giampero Monacci, de Itambé, conquistou a vitória por 2 a 1 contra a Escola Princesa Izabel, de Paiçandu. No segundo jogo, a maior goleada da rodada teve o placar de 12 a 0 do Colégio Anjos Custódio no jogo contra a Escola Osvaldo Aranha, de Lobato. Na sequência, o Colégio Cyro P. de Camargo, de Iguaraçu no jogo contra o Colégio São Francisco de Assis, de Ivatuba, por 3 a 2.

No único empate pelo masculino B na quadra da Escola Honório Fagan, o Colégio Helena Kolody, de Sarandi, ficou no 3 a 3 com o Colégio Humberto de Campos, de Atalaia. Na sequência, o Colégio Adolpho O. Franco, de Astorga, também fez três gols e ganhou do Colégio José Luiz Gori, de Mandaguari, por 3 a 1. Nas outras duas partidas pelo masculino B, o Colégio Maria C. N de Souza, de Presidente Castelo Branco, superou  a Escola Presidente Arthur C. Silva, de floresta, pro 5 a 1. A Escola Francisco de Assis, de Mandaguaçu, no último jogo do masculino B, perdeu de 5 a 1 para a Escola Cecília Meireles, de Santa Fé.

Pelo feminino B foram duas partidas: a escola Presidente Arthur C. Silva, de Floresta, goleou a Escola Irmã Maria Antona, de Sarandi, por 4 a 1, e no segundo jogo, o Colégio Ivan F. A. Filho, de Nossa Senhora das Graças, fez 2 a 0 na Escola Cecília Meireles, de Santa Fé.

Nos dois jogos do feminino A, o Colégio Tânia V. Ferreira, de Maringá, goleou o Colégio Jardim Independência, de Sarandi, por 8 a 0, e na segunda partida, o Colégio Tereza Cristina, de Colorado, fez 6 a 4 frente ao time do Colégio Monteiro Lobato, de Floresta.



Basquetebol de inicia com vitórias de Maringá e Lobato


O basquetebol masculino da Classe A (15 a 17 anos) teve a sua largada na fase regional dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs), em Floraí. E os times dos colégios São Francisco Xavier, de Maringá e Rui Barbosa, de Lobato, iniciaram com vitória.

Em jogos disputados na Escola Nova, a equipe do Rui Barbosa foi a primeira a ganhar. A equipe teve pela frente o Colégio Olavo Bilac, de Itambé, e ganhou pelo placar de 27 a 17. As parciais foram de 5/6, 6/5, 10/3 e 6/3.

Na segunda partida dos JEPs, aí o São Francisco Xavier, de Maringá, foi muito bem diante do Colégio Adolpho O. Franco, de Astorga, e ganhou por 68 a 6. As parciais foram de 30/0, 9/1, 12/5 e 12/0.



Handebol de Astorga estreia com vitórias

As equipes de handebol do Colégio Adolpho O. Franco, de Astorga, que participam no feminino da Classe A (15 a 17 anos) e masculino da Classe B (12 a 14 anos) começaram bem a participação na fase regional dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs), em Floraí.

Em partidas disputadas no ginásio de esportes de Ourizona, o time feminino astorguense jogou diante do Colégio Luiz Gori, de Mandaguari, e faturou a vitória pelo placar de 24 a 21, após 14 a 7 no primeiro tempo. Já a equipe masculina de Astorga teve confronto diante do Colégio Benoil F. M. Boska, de Ourizona, e ganhou de 38 a 14. No primeiro tempo, o placar ficou em 18 a 8 para a equipe de Astorga.

A rodada teve ainda mais três jogos no ginásio de esportes de Ourizona. Pelo feminino B, a equipe da Escola Irmã Maria Antona, de Sarandi, superou o Colégio São Francisco Xavier, de Maringá, por 28 a 8, após 15 a 4 na etapa inicial. No feminino A, a equipe do Colégio Benoil F. M. Boska, de Ourizona, faturou a vitória diante do Colégio Monteiro Lobato, de Colorado, por 16 a 6. No primeiro tempo, foi 5 a 0 o marcador.

Pelo masculino B, o Colégio Marista, de Maringá, iniciou bem. Superou o Colégio Dr. Felipe Bittencourt, de Marialva, por 23 a 17, após 15 a 10 na etapa inicial.



Atletismo dos JEPs de Floraí definiu seus campeões no Estádio Willie Davids em Maringá

O atletismo da fase regional dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs) de Floraí teve as disputas realizadas no sábado na pista de atletismo do Estádio Willie Davids, em Maringá. O atletismo regular e ACD estabeleceu seus campeões, em razão do bom tempo no período da manhã e início da tarde, e também pelo bom desempenho dos atletas-estudantes nas provas.

No feminino da Classe A (15 a 17 anos), a prova dos 100 metros DI, teve como ganhadora Maria Fernanda Ferreira do Nascimento, da Escola Diogo Zuliani, de Maringá, com a marca de 17s. Os 400 metros DI também teve como ganhadora Maria Fernanda, da Diogo Zuliani, com a marca de 1min38s7.

No masculino A, a prova dos 100 metros DI, apontou como vencedor Lucas Mateus Dimas da Silva, da Escola Cristo Rei, de Colorado, com o tempo de 13s5 Ele foi seguido de Bruno Alves Rodrigues da Silva, da Escola Reynaldo Rehder Ferreira, de Maringá, com 15s1, e na terceira posição ficou Abner Rafael dos Santos, da Escola Diogo Zuliani, de Maringá, que registrou o tempo de 16s7. Nos 100 metros DF, a vitória ficou com Alex de Melo Gomes, da Escola Reynaldo Rehder Ferreira, de Maringá, que conseguiu o tempo de 19s4

Nos 400 metros masculino DI, o vencedor foi Lucas Mateus Dimas da Silva, da Escola Cristo Rei, de Colorado. Ele registrou 1min01s02. Em segundo, Bruno Alves Rodrigues da Silva, da Escola Reynaldo Rehder Ferreira, de Maringá, com 1min15s08. Em terceiro ficou Abner Rafael dos Santos, da Escola Diogo Zuliani, de Maringá, com 1min33s03.

O arremesso do peso, no DF, apresentou como ganhador, Alex de Melo Gomes, da Escola Reynaldo Rehder Ferreira, de Maringá, com a marca de 3m89.

Nas disputas do feminino da Classe B (12 a 14 anos), a vitória nos 100 metros DI foi de Tharlaine Pedro de Macedo, da Escola Pelicano, de Mandaguaçu, com o tempo de 1s05.

No masculino B, a prova dos 100 metros DI, apontou Fábio Nunes Miranda como primeiro colocado. Ele é aluno da Escola Diogo Zuliani, de Maringá, e conseguiu o tempo de 14s07. O Diogo Zuliani também ficou com as outras duas posições de pódio, com Jeferson Ribeiro Andrade, que ficou em segundo com a marca de 15s, e no terceiro lugar João Gabriel Barreto Magri, com a marca de 16s4. Os 100 metros DF teve como ganhador Luiz Miguel Churria dos Santos, da Escola Pelicano, de Mandaguaçu, com o tempo de 28s08.

Depois, nos 200 metros DI, João Gabriel Barreto Magri, da Escola Diogo Zuliani, de Maringá, obteve a primeira posição. A medalha de prata ficou com Gabriel da Silva Oliveira, também da Escola Diogo Zuliani, que conseguiu o tempo de 36s01.

O salto em distância DI ficou com Gabriel da Silva Oliveira, da Escola Diogo Zuliani, de Maringá, que registrou a marca de 3m57. O segundo lugar saiu para Jefferson Ribeiro Andrade, também da Diogo Zuliani, com 3m51.

O arremesso da Pelotas, DI, teve como medalhista de ouro Fábio Nunes Miranda, da Escola Diogo Zuliani, de Maringá, com a marca de 30m90.

O atletismo C também teve provas na pista do Estádio Willie Davids. No feminino, nos 100 metros rasos DI, Stephany Aparecida Machado Pedro, da Escola Pelicano, de Mandaguaçu, obteve o primeiro lugar. Ela alcançou a marca de 18s9. Nos 100 metros DF, a vitória ficou Rita de Cássia Garcia Miranda, do Instituto Federal do Paraná, de Astorga, que conseguiu o tempo de 20s. Nos 100 metros SD, vitória de Jaqueline Santana de Jesus, da Escola Luiz Bifon, de Sarandi, que o tempo de 19s8. O segundo lugar saiu para Gabriela Salvalágio Barizão, da Escola Pelicano, de Mandaguaçu. Ele registrou 27s8.

A sarandiense Jaqueline Santana de Jesus, da Escola Luiz Bifon, obteve a medalha de ouro no salto em distância SD. Ela conseguiu a marca de 2m02.

No masculino C, a prova dos 100 metros DI, teve como ganhador William César de Oliveira, da Escola Luiz Bifon, de Sarandi, que marcou 13s6. Em segundo ficou Antônio Pedro de Macedo, da Escola Pelicano, de Mandaguaçu, que registrou o tempo de 13s7. Na terceira posição, Ivan Vinícius Honório de Souza, da Escola Reynaldo Rehder Ferreira, de Maringá, que marcou 13.8. A prova dos 100 metros DF saiu para Marcos Paulo Silva, da Escola Reynaldo Rehder Ferreira, de Maringá, com o tempo de 28s4.

Nos 400 metros DI, o grande vencedor foi Jhonatan da Cruz Guedes, da Escola Reynaldo Rehder Ferreira, de Maringá, com o tempo de 1min09s6. A segunda posição ficou com Lucas Gutierrez, da Escola Reynaldo Rehder Ferreira, de Maringá, com 1m17s1, e no terceiro lugar Natalino Cícero dos Santos, da Escola Pelicano, de Mandaguaçu, com a marca de 1min22.

O salto em distância DI apontou o maringaense Fabrício Fernando Poratacho de Souza, da Escola Reynaldo Rehder Ferreira, de Maringá, como ganhador. Ele marcou 4m68. A medalha de prata saiu para Lucas Gutierrez, da Escola Reynaldo Rehder Ferreira, de Maringá, com 3m52 e na terceira posição Mateus Henrique Vieira Félix, também da Escola Reynaldo Rehder Ferreira, com 3m50.

No salto em distância ACD DF a vitória ficou com Marcos Paulo Silva, da Escola Reynaldo Rehder Ferreira, de Maringá, que conseguiu 1m30. No arremesso de peso DI, vitória de Lucas Machado da Silva, da Escola Luiz Bifon, de Sarandi, com 10m80. A segunda posição ficou com Willian César de Oliveira, também da Escola Luiz Bifon, de Sarandi, com 9m15 e no terceiro lugar ficou Vagner Oliveira, da Escola Reynaldo Rehder Ferreira, de Maringá, com a marca de 7m89. O arremesso de peso SD teve como ganhador Nathan Ângelo Tagliari Figueiredo, da Escola Reynaldo Rehder Ferreira, de Maringá, com 4m95.

O atletismo regular também teve os seus campeões estabelecidos no sábado.  No feminino A, ouro para Pamela Cristina Lima Correia, do Colégio Gastão Vidigal, de Maringá, com o tempo de 13s7. A prata ficou com Carolina Arraiz Braz, da CAP UEM de Maringá, com o tempo de 13s8, e o terceiro lugar foi ocupado pela atleta Maria Julia Zagoto Gomes, da CAP UEM, de Maringá, com 16s2, na prova dos 100 metros.

Nos 200 metros, a vitória ficou com Andressa Micene de Araújo, do Colégio Silvio Magalhães Barros, de Maringá, com o tempo de 29s1. A medalha de prata foi para Giovana Pelais, do Colégio Monteiro Lobato, de Colorado, que registrou 30s6, e o bronze ficou com Andreina Vitória Santos Bezerra, do Colégio Monteiro Lobato, de Colorado, com o tempo de 31s1.

A prova dos 400 metros teve como ganhadora a maringaense Andressa Micene de Araújo, do Colégio Silvio Magalhães Barros, de Maringá, com 1min10s, de tempo. O segundo lugar foi conquistado por Andressa Paulino de Amorim, do Colégio José Luiz Gori, de Mandaguari, com a marca de 1min29s2.

Nos 800 metros, ouro para Abnara Luiza Gonçalves do Nascimento, do Anglo Maringá, com a marca de 2min26s3. A prata também foi do Anglo Maringá com a atleta-estudante Fernanda Martins Silva, com o tempo de 2min27s.

A prova dos 3 mil metros registrou o tempo de 11m59s5 como o melhor, assegurado por Camila Romano da Costa, do Colégio Marechal Arthur da Costa e Silva, de Santa Fé. Mariele Juliana Machado, do Colégio Vera Cruz, de Mandaguari, conquistou a medalha de prata com a marca de 13min20s3. O bronze saiu para Giovana Pelais, do Colégio Monteiro Lobato, de Colorado, que registrou 14min42s5 de tempo.

O salto em distância teve como ganhadora a atleta Carolina Arraiz Braz, do CAP UEM, de Maringá, com 4m85, e a prata ficou com Pamela Cristina Lima Correia, do Colégio Dr. Gastão Vidigal, de Maringá, com 4m82.

O arremesso do peso ficou com Larissa da Fontoura Teixeira, do CAP UEM, de Maringá, com a marca de 7m30, e a medalha de prata foi assegurada por Andreina Vitória Santos Bezerra, do Colégio Monteiro Lobato, de Colorado, com 6m85.

Na disputas do feminino B, a prova dos 75 metros premiou a atleta-estudante Samira Eduarda da Silva Paiva, do Colégio José Luiz Gori, de Mandaguari, com a medalha de ouro. Ela conseguiu o tempo de 10s8. O segundo lugar foi obtido por Laila Almeida Pelais, do Monteiro Lobato, de Colorado, com o tempo de 10s9, e a terceira posição ficou com Sthefany Regina Aguiar Custódio, do Colégio Rui Barbosa, de Astorga, com 11s2.

Nos 250 metros, a primeira posição saiu para Samira Eduarda da Silva Paiva, do Colégio José Luiz Gori, de Mandaguari, com o tempo de 38s. A segunda posição para Laila Almeida Pelais, do Monteiro Lobato, de Colorado, com 39s9 de tempo, e o terceiro luar ficou com Sthefany Regina Aguiar Custódio, do Colégio Rui Barbosa, de Astorga, com 41s.

Nos 1.000 metros, a sarandiense Bruna Letícia Ferreira Maia, da Escola Irmã Maria Antonia, ganhou o ouro com o tempo de 3min1s6. A prata saiu para Brenda Kauany dos Santos, do Colégio São Vicente Pallotti, de Mandaguari, com a marca de 3min29s. Preencheu o pódio Maria Eduarda Freitas de Castro, do Colégio José Luiz Gori, de Mandaguari, com o tempo de 3min33s5.

O arremesso do peso teve o pódio ocupado por atletas-estudantes do Colégio José Luiz Gori, de Mandaguari A primeira posição ficou com Maria Eduarda Azevedo de Calego, com a distância de 7m21. Andressa Carla de Souza Alves obteve a segunda posição com 6m94 e o terceiro lugar foi ocupado por Isabela Lima da Silva, com 6m90.

As disputas no masculino B tiveram como vencedores na prova dos 75 metros, Felipe Eduardo de Souza, do Anglo Maringá, com 8s8, seguido de Lucas Nunes de Souza, do Colégio Alfredo Moisés Maluf, de Maringá, com 9s5, e o terceiro lugar ocupado por Gabriel Antônio Bruschi, do Colégio Santa Cruz, de Maringá, com 9s7.

A prova dos 250 metros teve como grande vencedor o maringaense Felipe Eduardo de Souza Sunsin, do Anglo/Maringá, com o tempo de 31s7. Em segundo, Lucas Nunes de Souza, do Moisés Maluf, de Maringá, com 33s3, e na terceira posição Leonardo Pereira de Souza, do Monteiro Lobato, de Colorado, com 33s4.

Nos 1.000 metros, o melhor atleta-estudante foi Anderson Oliveira da Silva, do Monteiro Lobato, de Colorado, com 3min18s1, em segundo ficou Gabriel Felipe Tenório, do Anglo/Maringá, com 3min19, e na terceira posição Allan Guimarães Hoerning, do Santo Inácio, de Maringá, com 3min26s8.

O arremesso do peso apontou como ganhador Vitor Alessandro Bezerra de Oliveira, do Monteiro Lobato, de Colorado. Ele conseguiu a marca de 9m14. A medalha de prata saiu para Leonardo Pereira de Souza, também do Monteiro Lobato, com a distância de 8m06, e o terceiro lugar ficou com João Victor de Oliveira Silva, do Adolpho Franco, de Astorga, com 4m33.

O atletismo masculino da Classe A também definiu os seus campeões. Na prova dos 100 metros, vitória de Guilherme dos Santos, do Colégio Dr. Gastão Vidigal, de Maringá, com o tempo de 11s6. A medalha de prata ficou com Marlo Augusto dos Santos Joris, do CAP/UEM, de Maringá, com 11s9, e o bronze com Leonardo Antônio Chimirri da Silva, do Colégio Dr. Gastão Vidigal, de Maringá, com 12s6.

A prova dos 200 metros teve como ganhador o estudante-atleta Gustavo de Souza Pagani, do João de Faria Pioli, de Maringá, com a marca de 24s4. A segunda posição teve Marlo Augusto Santos Joris, do CAP/UEM, de Maringá, com 24s5, e o terceiro lugar obtido por Rafael Queiros dos Santos, também do João de Faria Pioli, de Maringá, com o tempo de 24s9.

A prova dos 400 metros ficou com Rafael Queiros dos Santos, do João de Faria Pioli, de Maringá, com o tempo de 59s2. O segundo lugar também para atleta-estudante do João de Faria Pioli com Gustavo de Souza Pagani, que conseguiu o tempo de 59s2, e na terceira posição Maycon Alan de Lima Sales, do José Luiz Gori, de Mandaguari, com o tempo de 1min01s2.

Os 800 metros premiaram Murilo Henrique Geremias, do Silvio Magalhães Barros, de Maringá, que ficou na primeira posição com o tempo de 2min09s3. A medalha de prata foi para o ´peito´ de Leandro Watanabe de Godoy, do Anglo/Maringá, com 2min10s9, e a medalha de bronze para Bruno Henrique Lopes da Costa, do José Luiz Gori, de Mandaguari, com a marca de 2miin14s4.

A prova dos 3.000 metros ficou com Wesler Pinheiro Souza, do José Luiz Gori, de Mandaguari, que foi o mais rápido, com o tempo de 9min47s7. O segundo colocado foi Cleverson Luiz Braves Dias, da Unidade Pólo, de Maringá, com 10min06s6, e o bronze caiu nas ´mãos´ de André de Oliveira da Silva, que na verdade também teve que se esforçar e muito para alcançar a marca de 10min38s1.

No salto em distância, quem foi ´mais longe´  Leonardo Antônio Chimirri da Silva, do Gastão Vidigal, de Maringá, que saltou 5m82. A medalha de prata ficou com Guilherme dos Santos, do Gastão Vidigal, de Maringá, com 5m63, e o terceiro lugar obtido por Washington Mateus Luciano Nogueira, do CAP/UEM, de Maringá, com 5m43.

O arremesso do peso premiou Gabriel Arcanjo Viana Neto com a medalha de ouro. Ele é estudante-atleta do José de Faria Pioli, de Maringá, e que registrou a marca de 10m32. Na segunda posição ficou Hugo Benaia da Silva, do Marechal Arthur da Costa e Silva, de Santa Fé, com 9m78, e na terceira posição Paulo Ricardo Camargo, do Colégio Serafim França, de Astorga, com 9m44.



Os Jogos Escolares do Paraná são realizados pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias da Educação e do Esporte e do Turismo, em parceria com os municípios.


VEJA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK. www.facebook.com/jogosescolares75anos 
COM/JEPS 2016
Orlando Gonzalez
(44) 9903-6304
orlandogonzalez@radiomaringa.com.br


Comentários