JOGOS ABERTOS DO PARANÁ - Paraíso do Norte conclui fase regional e define os campeões de 2016

A fase regional dos Jogos Abertos do Paraná (JAPs) em Paraíso do Norte terminou oficialmente neste domingo (26) com as últimas partidas, e todas decisivas, nas modalidades de basquetebol e futebol masculino, futsal, handebol e voleibol no feminino e masculino. A movimentação foi intensa em três praças esportivas: ginásio de esportes Sebastião Martins de Oliveira, quadras do Colégio estadual Jota Nelson Favaro e da Escola Vicentina, além do Estádio Tobias Cunha e Souza. O município de Paranavaí participou de cinco decisões, e venceu três. Já Maringá, que esteve em três finais, obteve o título em uma.

O futebol de campo teve até goleada na última rodada. Isso ocorreu na disputa do terceiro lugar, no Estádio Tobias Cunha e Souza, entre Astorga e Mirador. Depois de um primeiro tempo avassalador, quando fez 5 a 0, Astorga seguiu motivado na etapa complementar e ganhou a partida de 8 a 0. A grande final colocou frente a frente Maringá e Paranavaí. Uma rivalidade regional, e o time de Paranavaí foi o vencedor. Na primeira etapa, os paranaivenses abriram 2 a 0 no placar, e fecharam o jogo em 3 a 1, faturando a medalha de ouro da competição.

O futsal registrou 22 gols em quatro jogos na rodada final, nas decisões de terceiros e primeiros lugares nos dois naipes. No geral foram 83 gols em 12 jogos na segunda etapa dos JAPs. O palco foi o ginásio de esportes Sebastião Martins de Oliveira, que recebeu bom público, e Maringá, no feminino e Paranavaí, no masculino, levantaram o caneco dos Jogos.

A primeira partida da rodada valeu o terceiro lugar no feminino. E a vitória ficou com o time de Terra Rica, que goleou Sarandi por 7 a 0, após 2 a 0 na etapa inicial. Depois, valendo a melhor posição no Campeonato, Maringá e Paranavaí realizam jogo de ótima qualidade técnica e muito equilibrado. Na etapa inicial, porém, a equipe paranaivense conseguiu 2 a 0 no placar, mas Maringá não desanimou e foi buscar o resultado na etapa final. O jogo ficou em 2 a 2, e Maringá assegurou o terceiro gol quase no fim da partida, com Clívia, que avançou pelo lado direito e bateu forte, sem chances para a goleira adversária.

A terceira partida ocorreu no masculino, valendo a medalha de bronze. Paraíso do Norte foi bem superior à equipe de São Jorge do Ivaí, principalmente na etapa complementar. No primeiro tempo, o placar ficou em 2 a 0 para o time anfitrião da competição, e mais quatro gols ocorreu no segundo tempo, e o resultado ficou em 6 a 0 para Paraíso do Norte. Na decisão do ouro, mais um encontro entre Maringá e Paranavaí, e mais uma vez uma partida equilibrada e tensa em quadra. No primeiro tempo, houve empate em um gol. Na etapa complementar, Paranavaí anotou 2 a 1, em lance que acabou paralisando a partida para a recuperação do goleiro Lucas, de Maringá, que, em jogada dividida, bateu com a cabeça na quadra. Atendido rapidamente pelo Sistema de Saúde do município, foi encaminhado para o hospital municipal e recebeu oito pontos na cabeça, mas retornou ao ginásio e acompanhou os instantes finais da partida. Ele foi substituído por Guilherme, que também praticou boas defesas na volta da partida, mas Paranavaí anotou o terceiro gol, e a partir daí administrou o resultado e a conquista da primeira posição.

O handebol, como sempre, teve jogos de bom nível técnico na quadra do Colégio Jota Nelson Favaro. A rodada começou com o ´duelo´ pelo bronze feminino. Jogo entre Paranavaí e Floraí. No primeiro tempo, equilíbrio em quadra, mas Floraí ´arrumou´ dois gols de vantagem: 10 a 8. Resultado importante, já que o time de Floraí ´segurou´ a diferença de gols até o fim e venceu o confronto por 18 a 16. Aí veio a disputa do ouro, entre Astorga e Mandaguaçu. E a vitória ficou com a equipe de Astorga, que fez 22 a 15. Na etapa inicial, 12 a 8 em favor de Astorga foi o placar.

O confronto masculino valendo a medalha de bronze mais uma vez contou com equipe de Floraí em quadra, contra São Carlos do Ivaí. No primeiro tempo a vantagem foi de quatro gols, 13 a 9, para Floraí, que ampliou no segundo tempo e encerrou com vitória de 26 a 20. O título foi decidido entre Marialva e Colorado. Mais um jogão do handebol, o penúltimo da rodada, e que apresentou vitória de Colorado por 40 a 32. No primeiro tempo, a diferença foi de um gol para Colorado: 19 a 18.

No voleibol o título ficou com Sarandi e Paranavaí, no feminino e masculino, respectivamente. Os últimos jogos ocorreram na quadra da Escola Vicentina. O primeiro duelo, na disputa do bronze feminino, teve a vitória de Marialva sobre Lobato, por dois sets a zero, com parciais de 25 a 16 e 27 a 25. A decisão feminina, em três sets, apresentou superioridade de Sarandi, que ganhou de Paranavaí, por três sets a zero, com parciais de 25 a 18, 25 a 19 e 25 a 19.

No masculino, Astorga garantiu a medalha de bronze ao vencer de dois sets a zero a equipe de Mandaguari, com parciais de 25 a 21 e 25 a 15. Na decisão, o confronto novamente foi entre Paranavaí e Sarandi, mas desta vez a equipe paranaivense se deu melhor, e faturou a partida por três sets a zero, com parciais de 25 a 22, 25 a 21 e 25 a 16.

O último jogo do campeonato em Paraíso do Norte teve em quadra Terra Rica e Marialva na disputa do terceiro lugar no basquetebol masculino. É que Sarandi já havia conquistado, de maneira antecipada, o título. Mas na partida realizada no ginásio de esportes Sebastião Martins Oliveira, Terra Rica venceu por 66 a 41, preenchendo o pódio. Os quartos apresentaram os seguintes resultados: 19 a 18, 13 a 10, 21 a 13 e 13 a 10.

Os Jogos Abertos do Paraná são realizados pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte e do Turismo, em parceria com os municípios.

OS TRÊS MELHORES
BASQUETEBOL
MASCULINO
1 – Sarandi
2 – Paraíso do Norte
3 – Terra Rica

FUTEBOL
MASCULINO
1 – Paranavaí
2 – Maringá
3 – Astorga

FUTSAL
FEMININO
1 – Maringá
2 – Paranavaí
3 – Terra Rica

MASCULINO
1 – Paranavaí
2 – Maringá
3 – Paraíso do Norte

HANDEBOL
FEMININO
1 – Astorga
2 – Mandaguaçu
3 – Floraí

MASCULINO
1 – Colorado
2 – Marialva
3 – Floraí

VÔLEI
FEMININO
1 – Sarandi
2 – Paranavaí
3 – Marialva

MASCULINO
1 – Paranavaí
2 – Sarandi
3 – Astorga

BOCHA
MASCULINO
1 – Maringá

BOLÃO FEMININO
1 – Maringá

BOLÃO MASCULINO
1 – Maringá

VEJA NOSSA PÁGINA NO FACEBOOK!
https://www.facebook.com/jogosabertospr/

COM/JAPs 2016
Orlando Gonzalez
(44) 9903-6304
orlandogonzalez@radiomaringa.com.br

Comentários